-
Arquitetos: MMAA
- Área: 5150 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Laminam, Roberto Buratta
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na construção de um novo pólo terciário através da reorganização urbana do sub-distrito 8 na antiga refinaria de IP no nordeste de La Spezia.
O principal objetivo do projeto é reutilizar a zona não permeável. O novo edifício se localiza no estacionamento existente.
O edifício de quatro pavimentos é caracterizado por uma orientação dupla e possui uma forma cônica enfatizada pelos ângulos evidentes. O térreo possui pilares livres que sustentam os pisos superiores fechados num volume mais compacto.
O térreo conta com áreas de acesso independente, enquanto que as áreas de uso terciário estão nos pavimentos superiores. Externamente, o projeto tem participação horizontal nas fachadas que mostram o curso das cordas.
Dentro do curso das cordas, que correspondem aos três pavimentos superiores do edifício, a relação entre o cheio e o vazio (revestimento de painéis e janelas) pode mudar com o tempo de acordo com as necessidades do espaços interiores, sem afetar o balanço geral de toda superfície da fachada.
O edifício Natali se destaca por seus acabamentos e materiais de alta qualidade, em particular na fachada onde foi utilizado um revestimento de cerâmica cinza Laminan.
Outro elemento que caracteriza o projeto é a escada central com estrutura metálica iluminada por uma claraboia central. O fundo da cenografia em grande escala é um muro de concreto com uma altura de aproximadamente 18 metros, e caracterizado por uma sequência de linhas ondulantes horizontais, criadas com uma matriz de borracha Reckli.